notícia
ISBN: Como se forma o código?
Notícias
Receba nossas novidades e informações sobre o mercado editorial e livreiro.
O ISBN foi criado com o objetivo de fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.
A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo. Ela é composta de 13 números que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra.
Mas para que esses dados cheguem até a livraria ou consumidor final é importante que os metadados sejam cadastrados com o máximo de informações.
Você sabe como se forma o código do ISBN?
O Código de Barras é muito importante para a comercialização de seu livro em livrarias virtuais e físicas, pois possui elementos como preço e moeda em que a obra está sendo vendida. O código de barras do ISBN é dividido em 5 nomenclaturas. Confira a descrição do código.
O Código GTIN são os três primeiros dígitos do ISBN e são determinados pelo GS1, antigo EAN International, que gerencia dados de códigos de barras de produtos.
O Grupo registrante identifica o país, a região geográfica ou a área de idioma participante do sistema ISBN. No Brasil, o número mais utilizado foi o 85, mas desde 2018, por conta da demanda por mais combinações, o 65 também passou a ser utilizado.Em 2020, esse último código passou a ser usado no país em todos os novos registros.
Elemento registrante identifica um editor ou uma marca particular em um grupo de registro. O comprimento deste elemento varia de acordo com o número esperado de edições do editor e pode conter até 7 dígitos. Editores com os maiores números de edições esperadas recebem os elementos de registro mais curtos e vice-versa.
Publicação identifica a edição especial de uma publicação por um editor específico. O comprimento deste elemento varia de acordo com o número esperado de edições do editor e pode conter até 6 dígitos. Editores com os maiores números de edições esperadas recebem registros mais longos e viceversa. Para garantir o uso do comprimento correto do ISBN, dígitos em branco são representados por zeros à frente.
Dígito de controle é o elemento que garante que o ISBN seja único e exclusivo. Ele é determinado por meio de um cálculo utilizando um algoritmo de módulo 10 ou por meio do contato com a respectiva agência de registro
ISBN.
A BOOKINFO Metadados, atua aproximando editoras, livrarias, distribuidoras e demais players do mundo do livro em torno de uma proposta de otimização da organização e difusão de dados de livros. Basicamente, as editoras alimentam a plataforma com os cadastros de seus produtos (informações como título, ISBN, capa, preço, etc.) via formulário online, planilha de importação e a BOOKINFO Metadados, após qualificação do conteúdo, disponibiliza as informações para livrarias e distribuidores interessados, nos formatos que eles desejam e de forma integrada e automatizada.
Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba mais.