notícias
Os devocionais seguem firmes na lista, a categoria negócios é impulsionada pelos influenciadores e não ficção é a categoria com maior número de vendas
Notícias
Receba nossas novidades e informações sobre o mercado editorial e livreiro.
Numa semana em que a lista de mais vendidos apresenta queda de 7% nas vendas em comparação com a última semana, a categoria que mais se destacou foi Não Ficção, com 27 mil exemplares vendidos. O panorama do período 08/01/2024 – 14/01/2024, traz 84 mil títulos vendidos considerando as 5 categorias.
Na primeira olhada a lista geral dos mais vendidos parece ser um repeteco da semana passada, com apenas algumas alterações nas posições. O mais interessante, no entanto, é que os autores dos primeiros 5 lugares da lista geral: “Café com Deus pai” (Vélos), “Onde estão as flores” (Buzz Editora), "A biblioteca da meia-noite” (Bertrand Brasil), “É assim que acaba” (Galera) e “Tudo é rio” (Record), são conhecidos por recorde de vendas e/ou períodos longos na lista de mais vendidos.
Os devocionais seguem firmes na categoria não ficção, Editora Vélos segue líder com “Café com Deus Pai 2024”, seguida por “Papo com Deus” (Ciranda Cultural) em 3º lugar, “Colocando a vida em ordem” (Editora Vida) em oitava posição e” Forte”, (Thomas Nelson) em décima colocação.
Os influenciadores do BookTok (área do TikTok ligada a livros) continuam impulsionando as vendas; os bestsellers têm uma melhora na venda, principalmente na categoria negócios que indicam livros para ajudar na mudança do mindset sobre dinheiro, finanças e dicas de empreendedorismo, destaques para os títulos: “Homem mais rico da Babilônia”, “Os segredos da mente milionária” e “Pai Rico, pai pobre”. Esse fenômeno surpreendente mostra que o mercado editorial vem crescendo nessa categoria.
Chama a atenção também o crescimento robusto da Lista de Ficção que foi de 18%. Serão as férias indicativo de aumento?!
A categoria Infantojuvenil, traz as preferências de leitura da garotada nas férias, além dos gibis que não saem de moda, as “Aventuras de Mike” e “Diário de um Banana” são os queridinhos.
Em Autoajuda, os destaques foram: “Tríade do Poder” (Editora Vida) o mais vendido da categoria após algumas semanas fora das primeiras posições, e livros já consagrados, “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, “As coisas que você só vê quando desacelera”, “+ Esperto que o Diabo” e o famoso “Milagre da Manhã” que fala sobre a importância de acordar mais cedo para mudar sua vida.
O Ranking das Editoras, como não poderia deixar de ser, continua liderado pela Sextante, que emplacou 14 títulos nesta semana. Velós é a editora com maior número de vendas.